All for Joomla All for

Comunidade de Ribeirão das Neves reivindica retorno do transporte escolar em audiência pública na ALMG 2ioi

Mães, estudantes e vereadores de Ribeirão das Neves levaram à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta sexta-feira (4/4/25), a urgente demanda pela retomada do transporte escolar no município e pela adaptação dos veículos para atender alunos com deficiência (PcDs). A audiência pública, realizada pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia a pedido da deputada Beatriz Cerqueira (PT), presidente da comissão, deu voz à frustração e às dificuldades enfrentadas pela comunidade desde a interrupção do serviço.
Na audiência, o impacto da falta de transporte escolar foi evidenciado pelos relatos de uma mãe e uma aluna. A mãe de uma criança com TEA, Marina Silva detalhou os prejuízos da ausência de rotina e do transporte inadequado, além da sobrecarga financeira e descreveu como a ausência de rotina e o ambiente caótico dos ônibus convencionais prejudicam significativamente seus filhos, além de sobrecarregar as mães, muitas vezes solo, que são responsabilizadas pelas faltas escolares.. Já a estudante Maria Luiza Santos, expressou as dificuldades de locomoção a pé, agravadas pelo calor e outros fatores.
A vereadora de Ribeirão das Neves, Marcela Menezes (PT), presente na audiência, reforçou a sensação de exclusão sentida pela população, principalmente nas regiões de Veneza e Justinópolis, com foco no bairro Alto Menezes. Ela informou que, após buscar soluções junto à prefeitura e ao Governo do Estado, a informação recebida foi de que a responsabilidade pelo transporte escolar urbano não seria mais do estado, conforme interpretação legal do Executivo. Atualmente, a questão tramita no Poder Judiciário. A vereadora e outros representantes do município se mobilizaram para participar da audiência em busca de alternativas.
A deputada Beatriz Cerqueira expressou sua preocupação com a situação, criticando a falta de e para as famílias, especialmente aquelas com crianças com autismo.
Representando o Governo do Estado, a assessora da Subsecretaria de istração, Patrícia de Sá Freitas, mencionou projetos estaduais de incentivo à matrícula em escolas próximas à residência e a distribuição de cartões para transporte alternativo. Contudo, itiu que o convênio para o transporte escolar específico na região de Ribeirão das Neves foi encerrado em dezembro do ano ado e não houve renovação. A assessora informou que um mapeamento das necessidades escolares está sendo realizado para avaliar a possibilidade de renovação, mas ressaltou a necessidade de agilidade na disponibilização de informações por parte do governo municipal. A ausência de representantes do Executivo de Ribeirão das Neves na audiência foi lamentada pela deputada Beatriz Cerqueira.
A superintendente de Ensino da Metropolitana C, Cacilda Sobreira, reconheceu os desafios de planejamento urbano e saúde que impactam a educação. Como medida paliativa imediata, propôs orientar as escolas para reduzir a demanda de carregamento diário de materiais pesados pelos alunos.
Ao final da audiência, a deputada Beatriz Cerqueira anunciou a realização de uma nova audiência pública para acompanhar os resultados da análise do governo estadual e para abordar outras questões de violação de direitos em Ribeirão das Neves, como a falta de o à saúde. "Nada se decide fora da política, precisamos participar", concluiu a parlamentar.

0
0
0
s2smodern

Empregos 13583j

Alvorada Ambiental abre vagas de emprego em Ribeirão das Nev... 3j422q

22.05.25

Feirão de Empregos em Ribeirão das Neves oferece 26 vagas ne... 122k2e

16.03.25

Vagas de emprego no Instituto O Grito 5a464c

11.03.25

Grupo SA anuncia vagas de emprego abertas para diversas área... 5fqw

25.02.25

Cia Coordenadas faz mutirão de empregos em Justinópolis 534q1x

13.02.25

bg contorno