All for Joomla All for

Mãe flagra uso de soro vencido em filha com sintomas de dengue na UPA de Neves 6w52d


De acordo com a denúncia, o frasco de soro estava vencido há 20 dias. Secretaria de Saúde da cidade vai apurar o caso

A auxiliar istrativa Danielle Tayrine Andrade Guimarães, acusa a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Justinópolis, em Ribeirão das Neves, de usar soro fora do prazo de validade para tratar a filha dela, de 12 anos.

A mulher procurou, nessa quinta-feira (19), o centro de saúde após a garota apresentar sintomas da dengue. A menina já teve a doença quatro vezes. Ela ou por uma internação neste mês, num hospital de Belo Horizonte, para tratar complicações causadas pela enfermidade.

Por conta do histórico clínico da menina a UPA realizou diversos exames laboratoriais. Na sequência, um soro foi aplicado na veia da garota. Por acaso, mãe e filha ao lerem o rótulo do medicamento perceberam que o remédio estava vencido desde o dia 30 de agosto. Danielle registrou a descoberta em vídeo. Na sequência, avisou a equipe médica do local, que não tomou, de imediato, nenhuma providência.
Horas após o ocorrido, um médico comunicou a mulher que o estado de saúde da paciente não seria alterado devido ao consumo do remédio vencido. A auxiliar istrativa, por sua vez, solicitou ao profissional da saúde a realização de exames para comprovar a não alteração do estado de saúde da garota. Porém, o pedido foi negado.

Insatisfeita com o atendimento recebido na UPA Danielle levou a filha, nesta sexta-feira (20), em um hospital particular, de Belo Horizonte. No centro de saúde, a mulher descobriu que após a ingestão do soro fora da data de validade, além dos sintomas da dengue, a menina desenvolveu uma infecção tratável no organismo.

"Estive, hoje, na UPA para conversar com a diretoria técnica e médica. Todos se desculparam e revelaram que tomaram ciência do meu caso às 20h. O episódio ocorreu às 17h40. Contudo, mesmo com os pedidos de desculpas eles me negligenciaram em tudo. Pedi um exame, que foi negado, para ter certeza que o consumo do soro fora do prazo de validade não teria piorado o estado de saúde da minha filha. Pedi ajuda para vários funcionários da UPA e não obtive nenhum tipo de auxílio. enfatizou Danielle

A auxiliar istrativa ainda revelou que " o o usado no braço da minha menina vazou, em um determinado momento. Ao invés de realizar a troca do material o profissional da saúde colocou um papel toalha debaixo do braço dela, para 'estancar' o vazamento. Agora, é tratar a minha filha e essa infecção que ela desenvolveu após a ingestão do medicamento vencido", complementou.

Prefeitura de Ribeirão das Neves

Em nota, a prefeitura de Ribeirão das Neves informou que a "coordenação do setor de Urgência e Emergência está apurando os fatos relatados pela mãe da adolescente atendida na UPA Justinópolis."
Informações do Jornal O Tempo

0
0
0
s2smodern

Empregos 13583j

Alvorada Ambiental abre vagas de emprego em Ribeirão das Nev... 3j422q

22.05.25

Feirão de Empregos em Ribeirão das Neves oferece 26 vagas ne... 122k2e

16.03.25

Vagas de emprego no Instituto O Grito 5a464c

11.03.25

Grupo SA anuncia vagas de emprego abertas para diversas área... 5fqw

25.02.25

Cia Coordenadas faz mutirão de empregos em Justinópolis 534q1x

13.02.25

bg contorno