All for Joomla All for

Excedentes da GCM de Ribeirão das Neves pressionam por convocação e reforço no efetivo 5u3b19

A Comissão de Excedentes do Concurso Público para Guarda Civil Municipal de Ribeirão das Neves está intensificando a pressão pela convocação dos aprovados em cadastro reserva e pelo aumento do efetivo da corporação. Em documento oficial, a comissão apresentou dados que, segundo eles, evidenciam a necessidade urgente de mais agentes para garantir a segurança da cidade.
Um dos principais argumentos utilizados pela comissão é a crescente necessidade de proteção às escolas municipais e estaduais. Com base nos dados do Censo Escolar de 2019, o município de Ribeirão das Neves possui um grande número de instituições de ensino, abrangendo desde a educação infantil até o ensino superior. A recente onda de ameaças e ataques a escolas em diversas partes do país reforça a preocupação com a segurança dos alunos e profissionais da educação.
Além das escolas, a comissão também destaca a importância de proteger os estabelecimentos de saúde mental, como CAPS e ambulatórios, que atendem uma parcela significativa da população. A presença da Guarda Civil Municipal nesses locais seria fundamental para garantir a segurança dos pacientes e profissionais.
"A Guarda Civil Municipal tem um papel fundamental na proteção do patrimônio público e na prevenção de crimes. No entanto, o efetivo atual é insuficiente para atender a demanda da cidade. A convocação dos excedentes e o aumento do efetivo são medidas urgentes para garantir a segurança de todos os cidadãos de Ribeirão das Neves", afirma um representante da comissão.
A Comissão de Excedentes ainda aponta os seguintes aspectos no documento:
A necessidade de mais agentes:
Alta demanda: A extensa lista de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégia de Saúde da Família (ESFs) demonstra a grande demanda por serviços de saúde na cidade. A presença da Guarda Civil nesses locais garantiria a segurança de pacientes, profissionais de saúde e equipamentos.
Aumento da violência: A crescente violência urbana, inclusive dentro de unidades de saúde, exige um reforço na segurança para proteger médicos, enfermeiros e outros profissionais que atuam nessas unidades.
Proteção de medicamentos e equipamentos: A Guarda Civil poderia auxiliar na proteção de medicamentos e equipamentos médicos, evitando furtos e roubos que prejudicam o atendimento à população.
Com o aumento do número de agentes, a corporação também poderia atuar na vigilância de espaços públicos como parques, praças e campos de futebol, além de prevenir atos de roubos, furtos e vandalismo.
Além disso, a CGM pode auxiliar em eventos públicos evitando tumultos e garantindo segurança, realizar a fiscalização do trânsito e o atendimento a chamados da população relacionados à perturbação do sossego, crimes e outras ocorrências.

De acordo com a comissão a falta de segurança também pode acarretar em:
Desvalorização de imóveis: A alta taxa de criminalidade pode desvalorizar os imóveis, prejudicando a economia local.
Dificuldade para atrair investimentos: Empresas podem ser desencorajadas a investir em um município com altos índices de criminalidade.

A comissão ainda reforça a importância de:
Análise detalhada da criminalidade: É preciso realizar um estudo aprofundado para identificar os locais mais críticos e os tipos de crimes mais comuns.
Ações preventivas: Além do policiamento ostensivo, é fundamental investir em ações preventivas, como programas sociais e educativos.
Integração entre as forças de segurança: A Guarda Civil Municipal deve atuar em conjunto com a Polícia Militar e a Polícia Civil para otimizar os resultados.


Relação entre a Guarda Civil e a comunidade: É fundamental investir em programas de aproximação entre a Guarda Civil e a comunidade, promovendo ações de educação para o trânsito, prevenção à violência e participação cidadã.
Necessidade de um plano de carreira atrativo: Para atrair e reter profissionais qualificados, é preciso oferecer um plano de carreira atrativo, com oportunidades de crescimento e valorização profissional.
Importância da tecnologia: A utilização de tecnologias como câmeras de videomonitoramento, sistemas de radiocomunicação e softwares de gestão podem otimizar o trabalho da Guarda Civil e aumentar a eficiência das operações.
De acordo com a Comissão de Excedentes do Concurso Público para Guarda Civil Municipal “Os argumentos apresentados demonstram de forma clara a necessidade urgente de aumentar o efetivo da Guarda Civil Municipal de Ribeirão das Neves. A convocação dos excedentes do concurso público, a implementação de um plano de carreira atrativo e a valorização da corporação são medidas essenciais para garantir a segurança da população e o desenvolvimento da cidade.”

“Pelos fatos acima citados, solicitamos a atenção das autoridades de nossa cidade para que avaliem com apreço o aumento significativo do efetivo da guarda civil municipal do município. Sabemos que hoje atuam na cidade 53 guardas civis municipais, com a previsão de 55 vagas a serem preenchidas em 2025 por candidatos aprovados em concurso público, edital n° 02/2024 ( guarda civil municipal de Ribeirão das Neves), ainda em andamento. O estudo das guardas prevê que as cidades com população acima de 50 mil e menor que 500 mil, podem preencher suas guardas com 0,3% efetivos em relação à população.
Para um efetivo patrulhamento, torna-se necessário 3 agentes por viatura para que assim consiga se fazer uma abordagem segura e com supremacia de força. Nesse sentido, sabemos que Ribeirão das Neves possui 168 bairros, região central, distrito de Justinópolis e subdistritos Veneza e Areias. Com a convocação de todos os aprovados no atual concurso público, a guarda da nossa cidade se aproxima de 200 agentes em atividade, assim podendo oferecer maior e e mostrar qualidade nos serviços oferecidos com maior segurança nas atuações.
Por este motivo, acreditamos que seja de grande valor para a segurança de nossa cidade que o executivo considere, tanto a mudança de quantitativo máximo do estatuto da guarda de Ribeirão das Neves, bem como a convocação dos 120 excedentes aprovados no atual concurso público, todos já aptos em todas as etapas organizadas pela banca ibgp, reforça a comissão.

A comissão espera que a istração municipal e a Câmara Municipal se sensibilizem com a causa e tomem as medidas necessárias para atender à demanda da população.

Entramos em contato com a Prefeitura de Ribeirão das Neves e ainda não tivemos resposta sobre a previsão de chamada dos excedentes.

 

0
0
0
s2smodern

Empregos 13583j

Alvorada Ambiental abre vagas de emprego em Ribeirão das Nev... 3j422q

22.05.25

Feirão de Empregos em Ribeirão das Neves oferece 26 vagas ne... 122k2e

16.03.25

Vagas de emprego no Instituto O Grito 5a464c

11.03.25

Grupo SA anuncia vagas de emprego abertas para diversas área... 5fqw

25.02.25

Cia Coordenadas faz mutirão de empregos em Justinópolis 534q1x

13.02.25

bg contorno